quinta-feira, 25 de outubro de 2012

POMBA GIRA NA UMBANDA


Pomba Gira na Umbanda
 
Quando nós falamos sobre as Pombagira entidade confundida com o diabo, a Pombagira ou Bombogira é um Exú feminino muito cultuado nas religiões afro-brasileiras e desempenha várias funções

Na Umbanda, temos uma Linha de Entidades de Trabalho que se identificam como Pomba Gira (ou Pombagira) e que atuam na chamada Esquerda. São espíritos humanos que tiveram várias encarnações e que, com o tempo, obtiveram a permissão da Lei Maior para se assentarem à Esquerda dos Orixás e trabalharem em favor da nossa evolução.
Na Umbanda, o nome Pomba Gira pode ser traduzido como: “A mensageira dos caminhos à esquerda”. A palavra “Pomba” é um pássaro e “Gira” é um movimento. Como essa entidade atuam na esquerda vem significado de mensageiras dos caminhos à esquerda.
Assim como Exu é um guardião e protetor na Esquerda, Pombagira também é uma guardiã protetora atuante na Esquerda da Umbanda. Ela se apresentou como par natural de Exu e por esse motivo, no início das suas manifestações, se pensava que Pombagira fosse “mulher de Exu” e até “mãe de Exu Mirim”. Com o passar do tempo, a Espiritualidade foi esclarecendo melhor aquele tipo de manifestação, aumentando a nossa compreensão a respeito dessas Entidades.
Saudação a Senhora Pomba Gira:
LAROYÊ, POMBAGIRA! POMBAGIRA MOJUBÁ!
Significado:
SENHARA POMBAGIRA EU ME CURVO DIANTE DO SER PODER!

Nomes simbólicos: Pombagira das Sete Encruzilhadas; Pombagira das Sete Praias; Pombagira das Sete Coroas; Pombagira das Sete Saias; Pombagira dos Sete Caminhos; Pombagira das Matas; Rosa Negra; Dama da Noite; Maria Molambo; Maria Padilha; Pombagira das Almas; Pombagira dos Sete Véus; Pombagira Cigana; Rosa Caveira; Sandália de Prata; Pombagira Rainha; Maria Quitéria; etc.
Dia da semana: Segunda ferira.
Ponto de Força: Nas encruzilhadas em forma de " T" e os caminhos. No particular, o ponto de força do Orixá que as rege mais diretamente.
Cor: Preferencial: Vermelho. Algumas usam o bicolor vermelho/preto.
Elementos de trabalho: Punhal; pembas vermelhas; ervas; alguidar envernizado com pedras (Coralina, Ametista, Pirita, Mica Rosa, Granada, Ágata de Fogo, Vassoura da Bruxa etc.); búzios; moedas de cobre e/ou douradas; fitas e linhas vermelhas; sementes de olho de boi e olho de cabra; incensos; velas vermelhas.
Fumo/defumação: Cigarrilha; fumos de ervas específicas enroladas na palha ou queimadas diretamente.
Incenso: Rosa vermelha, dama da noite, canela, jasmim.
Bebidas: Suco de morango, de cereja, de acerola, ou de maçã.
Frutas: Morango, cereja, maçã, romã, acerola, pêssego, laranja, limão; frutas ácidas e vermelhas em geral.
Flores: Rosas vermelhas.

 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário